educação pública

UERJ em meio a um turbilhão

Pedro Henrique Corrêa
uerjresuste

Em meio à maior crise da história da UERJ, o Ministério da Fazenda emitiu um parecer sobre o Regime de Recuperação Fiscal que sugere a “revisão da oferta de ensino superior” e a “demissão de comissionados e servidores ativos”. Segundo o Ministério, tais medidas são apenas “alternativas técnicas”.

Professores de Manaus nas ruas: onde está o dinheiro do FUNDEB?

Felipe Libório
fundeb

Nessa terça-feira (12/09), os professores da rede pública municipal de Manaus farão um dia de paralisação para cobrar do prefeito Arthur Neto (PSDB) a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Segundo dia do acampa regional Joinville

Kályta Morgana de Lima
acampeduca

A primeira edição regional do Acampamento Revolucionário da Liberdade e Luta (LL), que aconteceu na Cabana Max Moppi, em Joinville, teve o segundo dia (9/9) dedicado às formações: “Reformas e nossa luta por um Governo dos Trabalhadores e Educação Pública e Gratuita Para Todos!” e “O mundo é meu país! A luta contra o capitalismo é internacional”.

Dois projetos que privatizam a Educação Infantil em Florianópolis

Ana Claudia da Silva e Winnie Serralheiro
edufloeripa

Estão em tramitação na Câmara Municipal de Florianópolis dois projetos de lei que atacam frontalmente o direito à educação infantil pública. O primeiro é o de número 16.998/17, proposto pelo vereador João Luiz da Silveira (PSC) que “institui a concessão de bolsas de estudo por permuta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pela rede particular de ensino”.

Corte de gastos das universidades públicas chegam na Universidade Federal do Paraná

Dayane de Oliveira e Marina Stoiev

educacaoprAs universidades federais vem sofrendo com sucateamento e cortes expressivos desde o agravamento da crise mundial no Brasil, ainda no governo Dilma. No entanto, após a posse do governo ilegítimo de Michel Temer a situação piorou ainda mais. 

A grave situação da UERJ exige mobilizações radicais

Pedro Henrique Corrêa

uerjO estado do Rio de Janeiro sofre a maior crise de sua história, que vem se generalizando e atingindo em cheio a UERJ. Fundada em 1930, a universidade desenvolve atividades que por muito tempo foram de interesse direto dos governos. Hoje, tanto na esfera estadual quanto na federal, a UERJ parece ter se tornado um assunto para o final da pauta.

Inscrever-se em educação pública